Esta organização de Paços de Ferreira destaca-se na produção leiteira numa região, Vale do Sousa e Tâmega, em que predominam os pequenos agricultores e os seus minifúndios.
A crise veio expor esta classe a dificuldades acrescidas, nomeadamente o desemprego, pelo que a cooperativa começou a desenvolver projetos que criassem valor e rendimento. Foi assim que em 2013, ao abrigo do programa Passaporte Emprego Agricultura, surgiu a atividade de criação do porco bísaro para venda de leitão ao mercado da restauração. “A produção e comercialização de leitão desta raça em modo cooperativo é uma iniciativa pioneira”, refere Idalino Leão, presidente de A Lavoura.
Neste momento, o projeto envolve 300 porcas reprodutoras, distribuídas por 13 agricultores, que, em conjunto, vendem cerca de 200 leitões por mês. Em 2016 representaram 250 mil euros. Estes números, de acordo com este responsável, “trazem riqueza para algumas famílias, tendo em conta a microeconomia desta região”. O projeto encontra-se agora numa fase de estabilização, mas de olhos postos no futuro: a produção e comercialização de produtos de bísaro transformados.
Conheça as histórias dos pré-finalistas aqui.
Fonte: SIC NOTÍCIAS
A Lavoura irá realizar nas suas instalações as primeiras Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa!
Entrada livre!
Venha participar!
No dia 13 de Setembro irá realizar-se na Lavoura de Paços de Ferreira uma sessão de divulgação do PDR 2020.
Venha participar!
A Lavoura tem à sua disponibilidade leitões Bísaros frescos ou congelados a vácuo.
Agora em Promoção!
Entre em contacto connosco e aproveite!
Prova de vinhos online juntou mulheres de várias áreas para debaterem a recuperação económica do país. A iniciativa "Três Copos de Conversa" foi organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Há uma nova geração de empreendedores frutícolas. Jovens empresários, com diferentes áreas de formação, que investem no negócio por gosto, dispostos a respeitar o tempo da Natureza. A modernização de braço dado com o biológico. Apostam forte na eficiência energética[…]
A ministra da Agricultura anunciou esta terça-feira, em Lisboa, que vai prolongar as medidas agroambientais, nomeadamente, as que se referem ao uso eficiente da água e à produção integrada, e abrir novos concursos.
A ministra da Agricultura defendeu, esta terça-feira, em Lisboa, que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 foi apresentada naquele que "talvez" seja o "contexto mais difícil" da história, face à pandemia, enaltecendo ainda a resposta dos agricultores.
São cerca de 25 milhões relativos a verbas de medidas agroambientais. CAP considera situação "inadmissível".
A Confederação dos Agricultores de Portugal defende a criação de um programa que permita aos agricultores produzir energias renováveis, dando resposta ao desafio das alterações climáticas.
O primeiro-ministro defendeu, esta quinta-feira, que é inquestionável que a recuperação económica passe pelo robustecimento da agricultura, agradecendo ainda ao setor pela resposta dada perante a pandemia.
Vencedores da segunda edição de "O maior da minha aldeia" são conhecidos este sábado. São 55 a disputar prémio.
O Governo quer aumentar em 60% o investimento em investigação e desenvolvimento no agroalimentar e ter 80% dos novos agricultores em territórios de baixa densidade e mais de metade da área agrícola em regime de produção sustentável.
O primeiro-ministro considerou, esta sexta-feira, no Cartaxo, que a agricultura tem de ser colocada "no centro das preocupações" e defendeu o papel da inovação no setor, sublinhando que o digital é "tão importante como a enxada".
Sede: Avenida D. Silvia Cardoso, 177 – Apartado 153
Tlf.: 255962733 - Fax. 255 020 580
4590 – 507 Paços de Ferreira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.